Sobre o Grupo de Pesquisa - Entre em contato
Acesso rápido: » Projetos em andamento » Agenda do grupo » Notícias » Equipe » Parceiros do grupo » Entre em contato Parceiros:
GRUC - UNISUL Rua Padre Dionísio da Cunha Laudt - Centro Tecnológico (CENTEC), sala dos professores em frente a coordenação - Bairro Dehon - Tubarão/SC - CEP: 88.704-900, Caixa Postal: 370.
Telefone: (48) 3621-3091

Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum

Eventos: Clique aqui para conferir mais.A proposta do Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC) está relacionada ao desenvolvimento de novos conhecimentos sobre a gestão e a conservação dos recursos naturais de uso comum, como pesca, floresta e água. O GRUC também tem a proposta de investigar os aspectos metodológicos utilizados para o entendimento das complexas interações entre ambiente e sociedade. As pesquisas a serem realizadas pelo grupo são de caráter trans e interdisciplinar, sendo focados em temas como análise institucional, resiliência e vulnerabilidade de sistema socioecológicos, conhecimento ecológico local e ecologia humana. Os locais de atuação irão envolver diferentes localidades, como áreas costeiras e interiores, urbanas e rurais.

O litoral e do complexo lagunar centro­sul de Santa Catarina são locais onde os sistemas de gestão de recursos naturais são pouco pesquisados, especialmente pesca marinha e estuarina. No entanto, a região conta com diversos temas de interesse científico, como o fenômeno da ressurgência (Farol de Santa Marta) e afloramentos rochosos (Jaguaruna), que integram a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Diversos eventos ocorridos em 2014 e 2015 têm acelerado o desenvolvimento região, tais como: duplicação da BR 101, nova Ponte de Laguna, ampliação do Porto de Imbituba, criação da maior Usina Solar da América Latina (Tubarão) e novo aeroporto de Jaguaruna.

Como já observado em outras regiões do Brasil e do mundo, a aceleração do desenvolvimento gera implicações para os recursos naturais de uso comum e as populações que dependem dele. Nesse sentido, a geração de conhecimento de conhecimento que subsidie a conservação de recursos naturais de uso comum é de extrema relevância para o desenvolvimento de zonas costeiras.

***

Atividades realizadas pelo Projeto de Extenção Educação Ambiental Comunitária, em Setembro de 2018 - Horta Comunitária. Atividades do Projeto de Extenção Educação Ambiental Comunitária que envolvendo a comunidade de Tubarão - SC, ocorridas no ano de 2018. Projeto de Extenção Educação Ambiental Comunitária do PEAAC: Curso sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Junho de 2018, Tubarão - SC
» Entre em contato » Artigos e publicações » Notícias » Eventos » Projetos concluídos » Projetos em andamento » Linhas de pesquisa
Todos os direitos reservados à GRUC Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum - Unisul. Tecnologia por Blogger.